Apresento Fat Tire – Berlim!

Em Setembro do ano passado fui para Berlim pela primeira vez. Cidade moderna, instigante, alternativa e com uma energia cativante. Sua conhecida história a transforma em um ambiente muito rico para ser explorado. O local foi parcialmente reconstruído e traz o contraste entre edifícios históricos e arquitetura contemporânea. Uma curiosidade: possui a terceira maior população homossexual do mundo, perdendo apenas para Sydney e San Francisco.

Sempre que inicio minhas pesquisas sobre a cidade a ser visitada, penso em suas diferentes formas de turismo. Em relação a Berlim,  uma dica dada por uma amiga foi fundamental para aumentar o meu interesse sobre o que fazer em minha chegada. A cidade possui a maior ciclovia da Alemanha. Sim, amo esportes e passeios ao ar livre, andar de bicicleta me parecia uma ótima opção! Assim, conheci a Fat Tire, empresa especializada em bike tours.

Fat Tire - Berlim

Escolhi o tour All In OneCity BikeTour, passeio com duração de 5 horas. Parece muito tempo, mas na realidade, é pouco pela quantidade de história absorvida. O roteiro passa por diversos pontos turísticos e, no final, há uma confraternização do grupo na cervejaria típica alemã Beergarden. Nossa guia foi a Tania, nascida em NYC, mas toda sua a família é alemã. O ponto de encontro, para apresentação da turma, é na entrada principal da Alexandreplatz (TV Tower). O grupo inicia o passeio por volta das 16hs e a primeira parada é na praça Bebelplatz. No local encontra-se a universidade Humboldt, muito conhecida por sua lista de estudantes brilhantes: Karl Max, Albert Einstein e mais de 20 ganhadores do prêmio Nobel. Além disso, a praça foi palco da famosa queima de livros em 1933. No chão, há uma placa de vidro, com uma sala vazia, representando as grandes obras perdidas. A poucos metros fica a Gendarmenmarkt, considerada um dos lugares mais bonitos de Berlim. O local é composto pelas catedrais: alemã e francesa. Seguindo alguns pedaços revitalizados do muro de Berlim, chega no Checkpoint Charlie. O posto militar americano dividia a Alemanha Oriental e Ocidental. O passeio continua e a próxima parada é no memorial do Holocausto. As milhares de placas de cimento representam, de uma forma muito respeitosa, os judeus que morreram no holocausto. Próximo ao memorial, em uma rua com prédios residênciais, fica o Hitler’s Bunker. A parte subterrânea foi o “moradia” do ditador por mais de sete anos. O roteiro ganha um refresco quando passamos pelo monumento Obelisco da Vitória que representa uma conquista dos militares. Por volta das 21hsO passeio termina no majestoso parlamento alemão – Palácio de Reichstag.

DSC02085

DSC02065

DSC02066

DSC02101

A empresa Fat Tire também oferece o City Segway Tour, uma opção menos cansativa e bem aceita pelos turistas. Todo percurso é realizado pelo Segway, uma scooter elétrica sob duas rodas.

PS. Bon Voyage!

Site: fattirebiketours.com/berlin

Horários de saída: Normalmente as 11AM ou 16PM

Valores (EUR): Estudantes 22,00 e Adultos 24,00

Indico fazer a reserva do tour pelo site

Tips: Levar uma mochila com água, mantimentos e casaco. No inverno acrescentar luvas, cachecol e gorro.

Deixe um comentário