Vancouver – Hollywood do Norte

DSC02575

Um passeio turístico que pode ser facilmente encontrado em algumas cidades é o movie tour locations. O tour é realizado em locais emblemáticos que deram vida a cenas de filmes, seriados ou séries de TV. Particularmente, adoro conhecer as locações de gravação e as curiosas histórias dos bastidores. Acredito que isso traduz, de certo modo, a essência da cidade e traz à tona diversos lugares para conhecimento da região. Quando iniciei a pesquisa de passeios para a minha última viagem, fiquei impressionada com a “fama” de Vancouver. Produtores californianos apelidaram a cidade como Hollywood do Norte, pois, em 2000, mais de 200 filmes e programas de TV foram produzidos lá. Com isso, tornou-se o terceiro maior centro da indústria cinematográfica da América do Norte, atrás de Los Angeles e Nova York. Alguns fatores explicam o favoritismo: redução de custos de produção e um clima favorável durante todo o ano.

Para as gravações em estúdio, a cidade possui o Vancouver Film Studios, o maior do Canadá e o segundo maior da América do Norte. O complexo não é aberto ao público e a única opção para avistá-lo é através do metrô (skytrain), entre as estações Rupert e Gilmore.No entanto, as gravações de cenas externas, são realizadas em diversos pontos conhecidos de Vancouver. O Stanley Park, maior parque da cidade, foi palco de gravações da saga “Crepúsculo – lua nova”e “X-Men”. A conhecida Universidade of British Columbia foi cenário de três grandes produções do cinema: “Efeito Borboleta”, “O Dia que a Terra parou” e “Wolverine”.

Recentemente, publicou-se, em diversos canais, que a adaptação do livro “50 tons de cinza” será gravada parcialmente em Vancouver. O famoso encontro dos personagens principais na cafeteria foi rodado no bairro de Gastown, no restaurante Water St. O local também já foi utilizado para a filmagem do aclamado filme de terror dos anos 80 “A troca”, e teve o Flatiron Building como cenário. Montagem - Hollywood do norte

E a lista de pontos de gravações em Vancouver é extensa, pode incluir uma passada no Hotel Fairmont, um dos mais tradicionais da cidade, pois foi locação do filme Missão Impossível. Para quem se interessa por galerias de arte, a de Vancouver foi cenário de filmes como X-Men.

Gosta de cinema? Então não deixe de incluir em seu roteiro um passeio aos pontos de filmagem em Vancouver. Realize seu próprio movie tour e, sem dúvida, será uma experiência cinematográfica.

PS. Bon Voyage!

Deixe um comentário