Day Tour Eslovenia – Alpes Julianos e arredores

_DSC0516    Apelidada como “Europa em miniatura” a Eslovênia possui um cenário de contos de fadas. Seu território é composto por grandes campos esverdeados, castelos e cavernas. Além disso, algo favorece a região: sua posição geográfica. É nesse local que os Alpes encontram o mediterrâneo, ao centro da Europa na península Balcãs. Com tanta natureza, o povo esloveno está em harmonia com o verde e se orgulha em ser o pioneiro no conceito de alimentos sem agrotóxicos (orgânicos). Sendo assim, o turista tem muitas razões para aproveitar o país ao ar livre e, é no interior do país que esta o seu maior segredo.

_DSC0601

    Quando comecei a buscar ideias para o meu roteiro, sabia que o ponto alto da minha viagem seria essa região. Para me auxiliar durante o tour, contratei o serviço da empresa Slotrips. A companhia é voltada para passeios “radicais” e sua capacitada equipe é treinada para explorar diversas regiões a bordo de bicicletas ou em longas caminhadas. Seu portfolio é bem variado e composto por day tours pelo rio Soca, Alpes Julianos, Lago Bohinj, entre outros. O nosso tour escolhido foi “O melhor dos Alpes Julianos” e abaixo compartilho com vocês detalhes dessa revigorante experiência:

    Os Alpes Julianos revelam os picos mais altos e o sistema montanhoso mais importante da Eslovenia. São 10 mil quilômetros de trilhas demarcadas por dentro das florestas, em planícies, vales e picos de montanhas. Dentre eles, o Triglav, com 2.864 metros, no Parque Nacional do Triglav, próximo às fronteiras com a Itália e a Áustria. A primeira parada do nosso tour foi no cartão postal da Eslovênia: lago de Bled. A cidade fica a 40 minutos da capital Liubliana e possui um ar bucólico e campestre. A pequeno vilarejo também é uma opção de base no país, com simpáticos hotéis na região. As duas principais atrações são o Santuário da Assunção de Nossa Senhora (situado na ilha de Bled) e os castelo de Bled. Muitas placas sinalizam o caminho para chegar ate os pontos e já aviso aos navegantes: Grad significa castelo na língua eslovena. No entanto, como a proposta do nosso tour era explorar, optamos em fazer uma trilha para admirar a vista panorâmica da cidade. Muitos caminhos levam ao ponto mais alto daquela região e a nossa escolhida foi a trilha Osojnica (685m de altitude). Sua subida é rápida {30 minutos} e os dois mirantes são admiráveis.

_DSC0527

     A partir de Bled, seguimos viagem rumo a nossa próxima parada : Slap Pericnik. O pequeno parque possui duas cachoeiras: Spodnji Slap (parte inferior) e Zgornji Slap (parte superior). As quedas d’agua são formadas a partir do lago glacial Vrata Valley e o percurso muda de caminho a todo tempo. Para chegar até o local, seguimos uma trilha de 40 minutas com subidas leves e pouca dificuldade.

_DSC0547 _DSC0548 _DSC0568 _DSC0591

    Após as cachoeiras a próxima parada é a cidade de Bovec. Infelizmente, choveu durante grande parte do nosso passeio. A empolgação da equipe e nossa não foi comprometida em nada, no entanto alguns pontos ficaram difíceis de ser explorados. Programamos um passeio de caiaque pelo rio Soca e devido as condições climáticos foi a nossa última parada. Antes de chegar ao vilarejo de Bovec, passamos pela estrada de Vrsic e o local entrou para a lista de “scenic drives” (estradas cinematográficas). Os caminhos sinuosos chegam a 1.600 metros de altitude e alguns pontos foi possível ver neve, mesmo durante o verão. O gelado rio Soca foi a nossa despedida desse dia que ficará para sempre guardado em nossas memórias.

_DSC0607Observação: Confesso que sou bem exigente com grupos de turismo e serviços contratados durante uma viagem. A equipe da Slotrips demonstrou um profissionalismo difícil de encontrar, desde o primeiro contato a toda atenção oferecida no dia. O passeio foi conduzido de uma forma leve e repleto de informações. Certamente, tornou-se um dos melhores dias da viagem.

No próximo post, comento sobre Piran, uma das cidades mais charmosas da Eslovênia.

PS. Bon Voyage!

1 comentário

  1. Miha em Responder

    hEY priscila & mirto! I am so glad i found your page and this article! Why didn’t you tell me about it :) Thanks for all these nice words! It was great having you with us here in slovenia! I promise you will have nicer weather when you come next time :) Wish you many happy travels and all the best! Miha

Deixe um comentário