Roteiro Croácia | Parte I

_DSC1298     Atualmente a Croácia está entre os destinos mais visitados da Europa. Situada no sudeste do continente,  o país recebe mais de 800 cruzeiros turísticos por ano. As principais cidades costeiras, Split e Dubrovnik, são o cartão de boas vindas do Adriático e de lá os turistas partem para algumas das 1.185 ilhas do país. Além do grande fluxo marítimo, a Croácia recebe muitos visitantes precedentes de países vizinhos, como: Eslovenia, Áustria e Hungria. De fato, a ex-nação da Iugoslávia tornou-se uma potência do turismo mundial e seus melhores momentos são durante o verão. Há mais de uma década a Croácia é referência entre as melhores praias da Europa e a beleza do litoral encanta seus visitantes. Muito comum em países europeus, as temporadas são extremamente bem definidas. A melhor época para visitar a Croácia é a partir de Maio a Setembro. No inverno, as praias badaladas dão espaço as estações de esqui e muitas atrações estão fechadas. Quem visita a região nessa época, encontra uma sonífera ilha.

Croácia de Carro

_DSC1230

    Comentei aqui no blog, que a minha viagem pelos países Balcãs foi realizada de carro. Após alguns dias na Eslovênia (todos os detalhes AQUI) segui viagem para a Croácia. A distância entre as capitais: Liubliana a Zagreb é de apenas duas horas e a auto pista é ampla e sinalizada. Diferente da Eslovênia, que é necessário ter colado no para brisas um selo-pedágio, conhecido como Vignette, para poder circular pelas estradas. Na Croácia o pedágio possui aquele sistema semelhante aos Estados Unidos: pagamento por quilômetro rodado. Algo que fascina na viagem de carro são as paisagens, pois todo trajeto é realizado pela costa do Adriático. Em alguns trechos, é necessário ingressar na Bósnia e a paisagem muda totalmente de figura. Além disso, muitos mirantes ficam estrategicamente posicionados em bolsões de descanso na estrada.

Durante o trajeto, existe algumas fronteiras, portanto: circular com o passaporte (original) é uma obrigação. Outro ponto em alerta é com relação ao seguro do carro. A locadora precisa ser avisada sobre o roteiro e é necessário checar se o seguro cobre a região.

Roteiro

_DSC0878

    No total fiquei 6 dias na Croácia. Um dia inteiro em Zagreb, outro em Split, dois dias em Hvar e os dois últimos dias foram em Dubrovnik. Considero um tempo bom, mas não o recomendado. A Croácia é um país relativamente pequeno e fácil de ser explorado. Alguns países como: Bósnia e Montenegro são ótimas opções de day tour, no entanto para uma viagem com mais de sete dias. As possibilidades de passeios pelas ilhas são tentadoras e um tempo bom para conhecer as principais atrações são 10 dias.

    Quem não tem muito tempo, pode recorrer a cia aérea local para deslocamento. A Croatian Airlines é a companhia com mais voos e serviços entre os principais destino dentro da Croácia. Os principais aeroportos ficam em Zagreb, Split e Dubrovnik e as passagens podem ser compradas pelos sites como skyscanner. Outro ponto importante é a moeda local, a Croácia firmou acordo com a União Europeia recentemente, porém a sua moeda ainda é Kuna. Em muitos lugares só aceitam a especie e recomendo trocar em casas de câmbio nos aeroportos.

E aí, viajantes, gostaram do primeiro post sobre a Croácia? No próximo, comento sobre Dubrovnik, a pérola do Adriático.

PS. Bon Voyage!

10 comentários

  1. Debora braGa em Responder

    Ola, amei seu roteiro italia-eslovenia-croacia, porem Nao entendi uma coisa: por que voce nAo recomenda 6 dias na croacia? é muito tempo ou pouco tempo?

    1. Priscila em Responder

      Debora, comentei no post que um roteiro de seis dias na Croácia pode ser bem corrido! Desculpa se não ficou tão claro :) Digo isso pela quantidade de paradas, cidades e tbm pela distancia entre elas. Mas com seis dias já da para ter uma boa noção do país!!

  2. parabéns! Estamos planejando viajar em julho e com certeza esse post já deu para clarear!

    1. Priscila em Responder

      Obrigada ;) ótima viagem!

  3. Pri em Responder

    Como você fez o seu roteiro — sozinha ou usou uma operadora ? se sim – qual você recomenda ?

    1. Priscila em Responder

      Celia, tudo bem querida? Estamos fechando uma parceria com uma agência e em breve vou contar todos os detalhes no insta :) A ideia é ter uma agência para cotação da parte aérea e terrestre e vou começar a produzir os roteiros personalizados. Sempre fiz os meus roteiros de forma independente e agora vou começar a desenvolver para as pessoas. Você esta pensando em ir quando para a Croácia? Já pensou em começar a sua viagem pela Eslovênia ou Áustria? De Liubliana para Zagreb são apenas 2h20min de trem ou de Viena a viagem é um pouco mais longa 6hs. Agora, minha dúvida é se você conhece esses lugares pq vc sabe tudo de Europa!!! Beijos

      1. Pri em Responder

        OLÁ pRisCILA,
        oBRIGADA POR RESPONDER!
        eSTOU TENDO UM POUCO DE PROBLEMAS POIS QUERO IR MAIS UMA VEZ PRA SUIÇA E DE LÁ PRA eSLOVENIA E cROÁCIA – MAS OS VOOS NAO BATEM – FICAM CAROS$$ E INVIABILIZA.
        eU CONHECE PRATICAMENTE TODA A EUROPA – EXCETO A ANTIGA yOGUSLAVIA (INLCUINDO AQUI CROÁCIA)…PURA FALTA DE AZAR ..JÁ QUE QUANDO FUI PARA ESSA REGIAO – PRECISEI VOLTAR POR PROBLEMAS FAMILIARES E ESSA PARTE FICOU EM ABERTO..SNIFFF
        AGORA ME DEU VONTADE DE FAZER…NOVAMENTE ! o QUE VC SUGERE ?
        eU VI QUE TEM UMA FORMA DE IR VIA vENEZA (MAS É UM LUGAR QUE JÁ ESTIVE 5 XS PORTANTO ,NÃO GOSTARIA DE IR POR LÁ NOVAMENTE). vC OCNSEGUE MONTAR ALGO PARA EU VER COM O zURICK/ alpes suiços / ESLOVENIA E CROACIA +- 18 DIAS ? PODE SER AEREA E TERRESTRE -= PODE SER AIR TICKET PONTO A PONTO…ENFIM O QUIE VOCÊ SUGERE? bJKS cÉLIA

        1. Priscila em

          Célia,

          Acho ótima a ideia de começar a viagem pela Suíça! É um lugar fantástico e que sempre tem algo fascinante para conhecer. Me fala quando você esta pensando em visitar essa região, isso impacta muito no valor das passagens. Tenho uma sugestão de roteiro, veja o que você acha:
          Zurique – 3 noites
          Lugano – 2 noites
          Verona – 2 noites
          Liubliana (capital da Eslovênia) – 3 noites
          Zagreb – 1 noite
          Split – 2 noites
          Dubrovnik – 3 noites

          A maioria dos lugares são conectados por trem, apenas o trajeto Zagreb – Split que sugiro ir de avião para otimizar tempo no roteiro! Veja o que você acha! Beijos

  4. Pri em Responder

    Priscila (primeira desculpe — I cannot write w/ regular words — only capital letters).Sorry!

    Posso viajar já a partir de12 ou 13 Setembro… e por 18 ou 20 dias.
    Verona já visitei e nã otem muita coisa por lá ….né! e se colocarmos : Zurique /Lugano — e Lucerna ao invés de Verona ? o resto pode contnuar ….
    Veja se consegue montar algo ..rsrs
    ando hiper ocupada com o meu trabalho sem qqer tempo de buscar opções.

    Tks Célia

    1. Priscila em Responder

      Célia, vamos conversar sobre o seu roteiro por email? Me manda o seu contato para o priscila@psbonvoyage.com.br e ajustamos todos os detalhes! Beijos

Deixe um comentário