Destination to watch – San Miguel de Allende

    Quando pensamos em um destino mexicano, logo vem em nossa mente: praias paradisíacas, calor, mariachis, tacos, tequila, entre outros. De fato, o México engloba tudo isso e se destaca entre os principais destinos turísticos da América do Norte! Sua notoriedade é tanta que o lugar integra com bastante frequência as listas e pesquisas de consagradas revistas de turismo em todo o mundo. No post de ontem, compartilhei  uma pesquisa da renomada revista Conde Nast Traveller com os melhores hotéis eleitos pelos leitores no ano de 2014 (aqui) e quatro cidades do país ganharam evidência: Viceroy Riviera Maia, Playa del Carmen; St. Regis Punta Mita, Riviera Nayarit e Excellence Playa Mujeres, Quintana Roo. Até então nenhuma surpresa, por se tratar de destinos paradisíacos, no entanto, algo que chamou a atenção é a presença da histórica cidade de San Miguel de Allende.

san miguel 1    Localizada no centro do país, São Miguel de Allende virou notícia quando disparou para o primeiro lugar na lista das top 25 cidades do mundo oferecida pela Conde Nast Traveller no ano passado. A cidade, a poucos quilômetros da capital – cidade do México, não possui praia como Cancun, Cozumel ou Los Cabos mas se destaca pela diversidade cultural e gastronômica.

    Recentemente listada como Patrimônio Cultural da UNESCO , San Miguel de Allende é conhecida por sua preservada arquitetura colonial. O edifício mais alto da cidade, com uma fachada de pedra calcária rosa, é a Paróquia de São Miguel Arcanjo. A fachada gótica da igreja serviu de inspiração para a Sagrada Família de Gaudí, em Barcelona e , segundo a lenda, seu arquiteto, Zeferino Gutierrez utilizou um cartão postal para recriá-la. Além deste ponto, seu centro histórico – El Jardin, é distribuído em ruas de paralelepípedo, becos e caminhos sem semáforos,  grande destaque para o viajante. No local é possível visitar galerias de arte, lojas de souvenirs, boutique e estabelecimentos antigos como a farmácia Botica De Santa Teresita, que distribuí remédios homeopáticos de baixo custo desde o século passado.

calles_empedradas_san_miguel de allende    A pitoresca cidade é reduto de artistas e alguns locais merecem uma visita, como a La Aurora – antiga fábrica de tecidos que foi transformada em uma galeria de arte. As máquinas bem como a estrutura em geral foram preservadas e, no exterior, diversas lojas e restaurantes ocupam o jardim. Próximo ao local está o Mask Museum,  um lugar com um acervo enorme de máscaras utilizadas em rituais e festas em todo o país, uma verdadeira aula da cultura mexicana.

   Outro ponto que chama a atenção no destino é a gastronomia. Enrique Olvera, um dos chefs mais proeminentes no México, supervisiona Moxy Restaurant no renomado Hotel Matilda. Localizado em um pátio do hotel, o menu enfatiza pratos criativos feitos com ingredientes frescos e de origem local. O mercado municipal é outra parada obrigatória , ótimo para conhecer mais sobre a cultura e os alimentos da região. A pedida para o final do dia é Luna Rooftop Tapas Bar no the Rosewood Resort, o local para apreciar o pôr do sol.
San-Miguel-de-Allende-dComo chegar?
A melhor forma de chegar a San Miguel de Allende é de carro a partir da cidade do México. O trajeto total são de 263 km em uma estrada local. Vale combinar o destino com alguma praia, pois os principais voos partem da capital!
Gostaram do post? Deixe o seu comentário.
PS. Bon Voyage!

Deixe um comentário