Roteiro Espanha – Cidades medievais

_DSC3717    Visitar a Espanha durante o seu período de festividades foi uma das grandes experiências da nossa #familytrip. Digo isso, pela oportunidade de vivenciar os costumes e tradições locais. Algo que chamou muito atenção nas comemorações de final do ano, é a inversão no calendário de festas. Se na América Latina, a primeira semana de janeiro é encarada como um novo ano, por lá os eventos ainda não começaram. O momento do ano mais esperado pelos espanhóis, e principalmente pelas crianças, é seis de janeiro – Dia de Reis. São diversas tradições que envolvem a data, entre elas a Cabalgada: desfile dos três reis magos na avenida principal da cidade. E também nesse dia que os pais entregam os presentes de Natal as crianças e preparam a ceia com comidas típicas. Aproveitamos o feriado nacional para cair na estrada e abaixo compartilho todos os detalhes do roteiro:

Captura de Tela 2015-01-26 às 18.45.51

                   Esse roteiro contempla três cidades medievais (são 361 km no total da viagem)   

    A capital da Espanha, Madrid, é um dos melhores lugares no país para fazer alguns bate-voltas. Além da posição estratégica, a cidade oferece uma grande variedade de transportes. Para fazer a rota das cidades medievais, o viajante pode optar pelo trem <AVE> ou carro. Optamos pela flexibilidade do roteiro e alugamos um carro (modelo bem simples) na locadora europcar. A empresa, possui muita credibilidade no continente e sempre oferece preços competitivos perante os concorrentes. Para iniciar o day tour pela região, retiramos o carro na estação ferroviária – Puerta de Atocha por volta das oito horas e seguimos para a nossa primeira parada: Toledo. 

_DSC3747

    O vilarejo fica a apenas 72km de Madrid, o que possibilita uma visita rápida e descomplicada. A antiga capital da Espanha é uma das cidades medievais mais encantadoras da Europa e está perfeitamente localizada no topo de uma montanha cercada pelo rio Tejo. Chegamos ao local por volta das nove horas e tínhamos a impressão que o lugar estava lá só para nós. Digo isso, pelo costume dos espanhóis de abrir o comércio após as dez horas e, tudo indica, que os ônibus de turismo também seguem a programação. Antes de entrar na cidade, fizemos um caminho até Mirador Del Valle, ótimo ponto para ter uma bela vista panorâmica. No entanto, o centro da cidade também oferece reconhecidos pontos históricos, entre eles: a Puente de San Martin, com certeza uma das estruturas mais impressionantes de Toledo. A ponte foi construída no final do século XIV para facilitar o acesso ao lado oeste da cidade, já que a única ponte em existência antes desta era a Puente Alcantara. Porém, a visita ao vilarejo não fica completa sem uma passada pelo Alcazar, principal monumento de Toledo.

_DSC3749

    A próxima etapa do roteiro é a cidade das muralhas: Avila. O caminho que leva ao local já é uma grande atração da viagem. Optamos por uma rota alternativa, a Serra dos Gredos – uma cadeia montanhosa localizada no centro da península ibérica e declarada como parque regional. O lugar é recheado de picos e mirantes, um cenário perfeito para os amantes de fotografia.

_DSC3760

_DSC3789

    A arquitetura medieval dá charme ao vilarejo de Avila, completamente murada e patrimônio histórico mundial. Sendo assim, o primeiro caminho para explorar o centro histórico é ao redor das muralhas. O trajeto, não muito extenso, proporciona uma bela vista panorâmica da cidade e abre o apetite para o prato típico da região: chuletón, um bife enorme que pode ser acompanhado por batata frita. Para experimentar a iguaria, uma sugestão é o Parador Avila, restaurante fora das muralhas e ambiente tradicional. Com a energia recuperada, é hora de seguir estrada para o próximo destino: Segóvia. A cidade é a cereja do bolo desse roteiro por possuir um ambiente extremamente eclético. Afinal, que lugar poderia ter uma catedral gótica, um palacete árabe e um aqueduto romano em perfeita harmonia? Todos os monumentos são parada obrigatória. Mas Segóvia reserva outras surpresas que agradam não só aos olhos, mas também ao paladar. A cidade, que faz parte da região autônoma Castilla y León, é famosa pela boa gastronomia. O prato típico é o cochinillo, o que para nós é o conhecido leitão. Um dos restaurantes mais emblemáticos para desgustar essa iguaria, e sem dúvida um dos mais procurados pelos visitantes e amantes da boa comida castellana, é o Mesón de Cándido (ao lado do aqueduto). O prato é uma ótima pedida para se despedir desse roteiro e encarar os próximos 90km de volta ate a capital Madrid.

_DSC3831 _DSC3839

 PS: Uma recomendação para quem vai viajar de carro pela Europa (principalmente na Espanha, Portugal e Roma) é para tomar cuidado com bagagem dentro do carro. Nunca se deve deixar bolsas à mostra, e se parar em alguma cidade com todas as malas dentro do carro, deve-se procurar uma garagem fechada. Há quadrilhas especializadas e afiadíssimas neste tipo de roubo. 

PS. Bon Voyage!

3 comentários

  1. Adorei as dicas! Vou para madrid em fevereiro e estou com um roteiro bem parecido, a diferença é que farei esses bate-voltas de trem e dividi um dia para segóvia e um para toledo.
    VCs fizeram esse trajeto das 3 cidades de carro num dia só?
    Uma dúvida.. queria conjugar ávila com o dia em que vou a toledo, porém não encontrei trens que ligam as duas cidades. sabe me informar se há transporte tranquilo de um lugar para o outro, como ônibus – ou onde posso procurar informações?
    Obrigada e parabéns pelo post! foi bastante inspirador :)

    1. Priscila em Responder

      Carla, fico muito feliz em saber que o post te ajudou :) Agora, estou quebrando a cabeça para encontrar uma alternativa para o seu roteiro rss Realmente não tem nenhum transporte que liga Toledo a Ávila, todos passam por Madrid. Sei que a companhia de ônibus Avanza Bus tem uma linha especial para as cidades medievais, porém acredito que não conecta Toledo – Avila. Fizemos essa viagem em apenas um dia e foi bem produtiva! Os centros são pequenos e as principais atrações não são tão lotados, o tempo livre é para fotografar e aproveitar o local. Se vc realmente quiser conhecer as cidades no mesmo dia, pode pesquisar por alguma empresa de day tour a partir de MAdrid. Sempre encontro boas empresas no site do Aviator! Qualquer novidade me avisa. Bjs e otima viagem!

  2. Ei, Priscila! desculpe, não recebi o alerta da sua resposta ao meu comentário e somente hoje estou entrando aqui novamente.
    Obrigada pela tentativa em ajudar, acabei não fazendo ávila. Vou tentar ir agora em agosto, pois vou novamente a madrid.
    adoro seu blog :D
    beijos

Deixe um comentário