Guia de Barcelona

_DSC3421

_DSC3371 _DSC3393 _DSC3407 _DSC3508 _DSC3573

    Barcelona é uma cidade vibrante e não tem como negar! É um lugar rodeado por cultura, arte, arquitetura, gastronomia, que tem ainda como pano de fundo as praias do Mediterrâneo. São tantos predicados que o destino figura com frequência na lista das cidades mais visitadas da Espanha e, durante o verão, o número de visitantes atinge escalas mundiais. De fato, a capital da Catalunha possui um ambiente poderoso e com muitos contrastes. Seu cenário é composto por obras, que se tornaram ícones com o passar do tempo, de artistas consagrados, como Gaudí. Basta um passeio pela Passeig di Gracia, rua central de Barcelona, para encontrar dois lugares emblemáticos: Casa Batlo e a Casa Milá (também conhecida como La Pedrera). Seguir os passos do arquiteto modernista pode ser um plus no roteiro e vale incluir monumentos como a Sagrada Familia, Casa Vicens e Parque Guell.

   Mesmo durante o inverno, todo o agito da cidade concentra-se em um único lugar: Barceloneta. O boulevard, que se estende ao norte da área de Port Olímpic, é composto por restaurantes, lojas e bares movimentados. Uma alternativa para driblar tantos visitantes é o segway, o transporte que percorre a orla em poucos minutos e oferece momentos de pura diversão. No entanto, para quem busca mais tranquilidade, a poucos metros de lá está um oásis no meio de tanto agito: Parque da La Ciutadella. O pulmão verde de Barcelona é um ótimo lugar para relaxar e observar com mais calma a dinâmica da cidade.

_DSC3558

    De fato, Barcelona agrada a todo tipo de público, por isso, a dica é caminhar muito e aproveitar cada cenário e ponto interessantes. As suas ruas impressionam pela beleza, no entanto, a cidade pode ser ainda mais bonita vista de cima. O monte Tibitabo é o ponto mais alto da serra de Collserola e, em seu topo, preserva um dos parques de diversões mais antigos da Europa, onde alguns carrosséis datam a época de sua inauguração – 1908. O lugar ainda conta com o Camí del Cel, um pequeno bosque com uma bela vista panorâmica.

monte-tibidabo3

    Estrategicamente bem posicionada, Barcelona é um ótimo ponto de partida para alguns bate-voltas. A apenas 50 km do centro está um vilarejo surpreendente: Montserrat. Lá é possível encontrar um mosteiro fundado em 1205, a escola de música mais antiga da Europa (com duas apresentações do coro infantil por dia) e inúmeras trilhas com esculturas ao ar livre. Para dar um charme especial ao passeio, o viajante pode optar por subir ao mosteiro de trem cremalheira ou teleférico. O mesmo acontece para o extremo norte – Figueres, e a viagem de trem segue para a cidade natal de outro artista icônico na Espanha, Picasso.

59517533f4c569d

    Reunir dicas da capital da Catalunha em um único texto pode ser considerado uma audácia. No entanto, não posso finalizar esse post sem um roteiro gastronômico. A cidade cosmopolita oferece um mix de restaurantes com sabores típicos e ambientes descolados. Encabeçando a lista está o recém inaugurado El Nacional, considerado o maior espaço gastronômico da Espanha. O lugar reúne quatro restaurantes comandados por Carles Tejedor, chef que ganhou uma estrela Michelin quando pilotava os fogões do Via Veneto. Seu interior tem decoração com toques vintage dos anos 30 e 40, elegante e sóbrio, além de explorar muito bem as divisões dos espaços. Ao centro está um bar com porções variadas e petiscos e, em cada canto do complexo, os restaurantes. 

_DSC3282 _DSC3285

     Montei a programação de restaurantes em Barcelona com a ajuda de um amigo que é chefe de cozinha há anos na cidade. O último lugar que ele havia trabalhado era o Boca Grande, um dos lugares do momento em Barcelona. Escolhemos visitar o lugar em nosso primeiro dia e valeu cada minuto no local. São 3 andares: o primeiro é o restaurante, o segundo é um bar de coquetéis e o terçeiro é um terraço para fumantes. O mais incrível de tudo é que cada andar é totalmente diferente um do outro.  Ambiente, pratos e atendimento impecável.

_DSC3350

_DSC3338

Outra  rua que começa a chamar a atenção dos foodies de plantão é a Carrer del Parlament. O lugar é queridinho dos irmãos Adrià, que abriram todos os seus últimos restaurantes (41o Experience, Tickets, Pakta e Bodega 1900 ) na redondeza. Cada estabelecimento é dedicado a um elemento da culinária típica e referência em sabores. 

PS. Bon Voyage!

1 comentário

  1. Helena em Responder

    Pri, vc tem mais dicas de rest aqui?? BeijInhOs

Deixe um comentário