Zanzibar – 10 motivos para conhecer esse paraíso

    Se você ainda não se convenceu que Zanzibar é um paraíso, pare tudo e leia esse texto. Pode ser que as suas próximas férias seja para lá! Além de um visual de arrancar suspiros, o lugar proporciona ao viajante um roteiro repleto de aventuras e uma dose extra de bagagem cultural. Abaixo compartilho dez motivos para você conhecer essa ilha africana:

1) Cultura local

_DSC4129

    É uma fusão de vários mundos. Por sua posição estratégica, Zanzibar foi um importante posto de comércio entre África, Oriente Médio e Ásia desde tempos da antiguidade. No local, é possível identificar um pouco sobre cada aspecto da sua origem: do Oriente Médio (a ilha foi dominada pelo sultanato de Omã) veios religião muçulmana; dos colonizadores britânicos, absorveu a língua (o inglês é oficial e amplamente falado no país, assim como o suaíli), da Índia foi importado o gosto pela culinária aromatizada, o gosto pelos tecidos multicoloridos e a adoração pelas vacas. Da África continental vieram os costumes e tradições, além da uma alegria contagiante de um povo que profetiza o tempo todo “Hakuna Matata”. 

2) Stone Town

Zanzibar - Stone Town

    Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, a capital Stone Town (cidade de pedra) é o coração de Zanzibar. No local, você pode encontrar os variados costumes, tradições, cheiros e cores de uma cidade que combina todo o fascínio do mundo árabe e da cultura africana. Em Zanzibar, é possível visitar as fazendas onde são colhidos 80% dos temperos do país. No passeio, conhecido como Spice Tour, os sentidos ficam a flor da pele: paladar, olfato e tato são colocados constantemente à prova. À espera de serem saboreados, analisados e percebidos, os tesouros da ilha vão sendo um a um introduzidos pelo agricultor que apresenta a plantação. 

3) Mnemba Atoll 

G0439455

    A ilha de Mnemba fica a apenas 1:30hs de Zanzibar e é o lugar ideal para prática de mergulho. A maneira mais simples de chegar é pela praia de Nungwi, ao norte, e o restante do trajeto é realizado por um barco típico (dhow). O local é repleto de bancos de areias e milhares de recifes. A empresa Safari Blue Tour oferece o serviço com translado, almoço e passeios. 

4) Culinária

_DSC4239

    Diferente do que imaginava, a gastronomia de Zanzibar é simples e descomplicada. Por possuir muitas referências em sua cultura, os pratos típicos ganham um sabor único e são marcados pela composição dos temperos: banilha, cardamomo, canela, noz-moscada, açafrão, capim-limão, cravo, cominho, alho, gengibre, coentro, pimenta preta, tamarindo, pimenta vermelha, orégano dão uma explosão de sabores aos peixes e frutos do mar pescados na ilha. Alguns restaurantes que oferecem comida típica é o The Rock, na praia de Pingwe, Lazuli e Essence

5) Praias de água morna e transparente

_DSC4022

    As praias de Zanzibar são o grande atrativo da ilha! As águas quentes do Oceano Indico são o cenário perfeito para lugares calmos e com muita privacidade. Ao norte estão as praias mais bonitas: Nungwi e Kendwa, com mar azul transparente e areia branca. No local, quase não venta e sua orla é repleta por resorts. Ao leste está uma praia mais tranquila Kiwengwa, com poucos hotéis. Uma dica é visitar o lugar pela manhã, pois a maré baixa no período da tarde e não é possível avistar os bancos de areia. Por fim, outra praia altamente recomendada é Paje Beach (já comentei sobre ela AQUI)  

map_of_zanzibar

6) Pôr do sol cinematográfico

    Posso afirmar que o pôr do sol em Zanzibar foi um dos mais bonitos que tive a oportunidade de presenciar. O ponto com o sunset mais bonito na ilha é Kendwa Beach, ao norte. 

7) Jozani Forest – Safari Parque

    O local com o safari mais tradicional na Tanzania é o Serengueti, parque natural a duas horas (avião) de Zanzibar. No entanto, para quem quer ter um contato com animais, vale visitar o Jozani Forest. O parque, localizado no sul da ilha, possui um espécie rara de macacos – Red Colobus monkey, além de outras espécies.  

8) Prision Island 

35_Prison Island off Zanzibar

    “Changuu” é o nome em suaíli para Prison Island – uma ilha a aproximadamente 01:30min de Stone Town.  O local possui uma reserva com tartarugas gigantes e um ambiente como do filme Jurassic Park. A empresa Nakupenda Beach oferece um day tour guiado para ilha e Pange Island, um banco de areia delicioso que só emerge na maré baixa. A partir daqui, você pode fazer mergulho , admire a estrela brilhante-colorido , e depois relaxar ao sol depois de uma deliciosa refeição de peixe e lagosta.

9) Blue Lagoon

    Uma lagoa localizada ao sul da ilha com inúmeras possibilidade de mergulho. Por lá, vale alugar um snorkel (no próprio parque) e explorar as aguas calmas sem pressa. A lagoa fica ao lado do The Rock, restaurante especializado em frutos do mar! O ideal combinar os dois no mesmo roteiro. 

10) Kizimkazi – Dolphin Bay

    Do outro lado da ilha de Zanzibar, ao extremo sul, chega-se Kizimkazi, o ponto de partida para uma aventura incrível. A bordo de um dos barcos de madeira típicos, o passeio sai em busca dos golfinhos, protegidos na reserva natural Dolphin Bay. O passeio tem duração de duas horas e o ideal para levar crianças. 

No proximo post, comento todos os detalhes do meu roteiro na Africa. 

PS. Bon Voyage!

Deixe um comentário