Um oásis no deserto – Tierra Atacama

_DSC5933     Quem acompanha o PS pelo instagram viu que acabamos de voltar de uma viagem ao Deserto do Atacama. O destino já fazia parte da nossa lista de desejos há algum tempo e, a convite do Tierra Atacama, tivemos a oportunidade de conhecê-lo. O hotel, com base na cidade de San Pedro do Atacama é uma das redes pioneiras no Chile com o turismo de aventura, logo o refúgio perfeito para dias de conforto no deserto. Com o vulcão Lincacabur de pano de fundo, o Tierra hotel possui uma estrutura enxuta com apenas 33 quartos e um staff de gigantes. Os funcionários do Tierra representam com louvor a leveza e presteza do povo chileno. Por lá o lema é fazer com que o viajante aproveite seus dias de descanso e desfrute um lugar repleto de belezas naturais, afinal “vocês estão de férias” – frase dita mais de uma vez pelo atencioso gerente dos guias, Max.

    Se o atendimento chama a atençao logo no primeiro momento, as comodidades e as variadas atrações do hotel vão crescendo durante as estadias – gerando uma sensação de conforto incontrolável. A espaçosa recepção é o local de boas vindas dos viajantes e o lugar em que todos se reúnem para os passeios programados e compartilham as experiências do dia. Localizado em San Pedro do Atacama, no Tierra a diária inclui os passeios, os transfers para o aeroporto de Calama (aprox. 1h40min de carro do vilarejo) e três refeições, sendo que para os passeios “full day” as refeições são montadas no local.

_DSC5651 _DSC5662

    Logo no momento da chegada é definida a programação, sem nenhuma regra ou imposição, afinal flexibilidade é palavra de ordem por lá. O gerente dos guias, Max, apresenta o portfólio dos passeios em um mapa plotado na parede e busca entender quais experiências o viajante procura na viagem. Para que vocês entendam como funciona, o Tierra conta com passeios de carro, caminhadas, de bicicleta, cavalgadas, escaladas de vulcões, além de passeios noturnos, para observar a lua e as estrelas, já que o céu do Atacama é o melhor para a observação do Universo. Uma regra do concierge de expedições é organizar um roteiro conforme a aclimatização da altitude, ou seja, passeios mais baixos nos primeiros dias e os mais altos para os últimos dias. Definida a programação, o viajante acompanha os horários em uma lousa na recepção e vai ao encontro dos guias poucos minutos antes dos passeios. Outro ponto muito positivo do Tierra é a qualidade dos seus guias, todos muito atenciosos, eficientes e repletos de informações para o grupo.

    A estrutura do hotel está longe de ser glamurosa, afinal a palavra não combina com o destino. O lema é promover um luxo sem ostentação, muitas vezes rústico e com o máximo de conforto. Cenografado com extremo bom-gosto, as suítes são espaçosas e envoltas por uma aura eco sustentável. 

atacamahotel1-1-of-1 atacamahotel-1-of-1

_DSC5704 _DSC5703

    O restaurante do hotel segue uma proposta sustentável e um menu repleto de ingredientes locais. O café da manha é servido em um buffet (a partir das 08hs até as 10:30hs) e  os almoços e jantares consistiam em entrada, prato principal e sobremesa, tudo preparado com muito cuidado e bom gosto. 

    O hotel também disponibiliza bicicletas aos hospedes para visitar o centrinho de San Pedro de Atacama. Localizado a apenas 10 minutos da avenida principal, Caracoles, o lugar é repleto de lojinhas de artesanato, restaurantes com comida típica e as empresas de turismo, onde é possível reservar os passeios. O Tierra também oferece um transfer gratuito até o local, só deixar programado com os simpáticos recepcionistas.

Considerações finais:

    Pelo pacote completo: atendimento, conforto, gastronomia, qualidade e comodidade dos passeios – o investimento é plenamente recompensado. Certamente é possível gastar menos em outros hotéis em San Pedro do Atacama, afinal o vilarejo é meca de muitos mochileiros ao redor do mundo, mas o hotel complementa de forma única a experiência no Deserto do Atacama. Gostamos tanto da rede Tierra, que não vemos a hora de conhecer os outros hotéis boutique no Chile: hotel Portillo, Tierra Patagônia e Tierra Chiloé.

Serviço:

O hotel oferece pacotes com tudo incluído: estadia, comidas, bar, excursões guiadas, e transporte de/para os principais aeroportos locais.

Valores: A partir de USD 1.350,00 (pacote para duas noites por pessoa).

Site : http://www.tierraatacama.com/

PS. Bon Voyage!

Deixe um comentário