3º dia Atacama – Geisers Del Tatio

_DSC6031   Eram 4:50hs da manhã quando o despertador tocou para começar mais um dia no Deserto do Atacama. O terceiro dia era o mais aguardado do roteiro, afinal iríamos visitar os famosos Geisers del Tatio. Um passeio aclamado por todos os visitantes do Deserto do Atacama e que surpreende pelo seu fenômeno natural: um campo geotérmico repleto de “piscinas naturais” que em determinado momento entram em erupção devido as altas temperaturas do solo expelindo um vapor d’agua que pode chegar até 80 metros. Sim, parece até algo sobrenatural, mas faltou um detalhe importante: para isso acontecer é preciso ter uma temperatura ambiente bem baixa.

_DSC6026

    O tour para os Geisers del Tatio começa muito cedo, por volta das 06hs da manhã e, isso é necessário para acompanhar o inicio do fenômeno e o momento que o sol nasce. No entanto, além do horário, o passeio é considerado um dos mais crueis por conta do trajeto repleto de curvas e a altitude de 4480m. Pra se ter uma ideia a cidade de San Pedro do Atacama está a 2200m do nível do mar. Mas depois de alguns dias no Deserto, todas as recomendações são colocadas em prática: beber bastante água durante o caminho, não comer muito pela manhã e, claro, estar muito bem agasalhado.

    O clima no Deserto do Atacama pode variar muito, os meses mais frios são entre Junho e Agosto e o restante do ano possui temperaturas agradáveis intercaladas com períodos de chuva. No entanto, o termômetro espanta turista no Deserto são os Geisers Del Tatio, afinal durante o inverno a temperatura pode chegar até -15ºC. Visitamos o local durante o mês de Abril e posso dizer que a temperatura estava agradável, apenas 5ºC.

_DSC5962

    Caminhar pelo campo realmente impressiona, são cerca de 80 geisers espalhados em uma grande área. Alguns soltando uma pequena quantidade de vapor e outros com um jato que chegava a 20 ou 30 metros de altura. Mas em alguns minutos a situação se invertia e aquele géiser adormecido, começava a soltar uma grande quantidade de vapor e água. Confesso que fiquei impressionada ao ver o sol transformando a paisagem. A beleza é realmente indescritível. É diferente, bonito e mágico ao mesmo tempo. 

_DSC6010

    Na parte final do parque,  existe uma piscina natural, onde você pode tomar um banho e existem alguns vestiários disponíveis para se trocar, mas cuidado com suas coisas, uma vez que não existem armários para guarda-lás, assim evite levar objetos de valor, muito dinheiro e documentos, especialmente o passaporte.

    Após uma hora de caminhada, o Tierra Hotels serviu um café da manha completo para todos os visitantes. O clima já estava mais agradável e ficamos ao lado de uma piscina natural com água quente e cristalina: a água estava a uns 40ºC e a superfície coberta por algas .

_DSC6042

Informações gerais: Geisers El Tatio

• Aos que fecham a viagem com uma agência de viagem é necessário pagar um valor de $5.000 pesos chilenos a entrada no El Tatio. 

• E recomendado ir no banheiro logo na entrada, pois o campo não possui nenhuma estrutura.

• Frio: vá bem protegido para o frio. Se não tiver roupas especiais para baixas temperaturas, não deixe de colocar várias peças uma sobre a outra. Mais de uma meia, luva, gorro e uma jaqueta corta vento ou similar é super indicado. 

• Leve água, óculos de sol, boné/chapéu, roupa de banho e toalha (para o banho da piscina termal).

Acompanhe os outros posts aqui:
  • Primeiro dia no Deserto do Atacama (aqui)
  • Um oásis no Deserto: Tierra Hotel (aqui)
  • Segundo dia no Deserto: Lagunas Altiplânticas (aqui)

PS. Bon Voyage!

1 comentário

  1. Juliana arai em Responder

    Pri, qual é a media do valor dOs passeios?

Deixe um comentário