4º dia Atacama – Termas de Puritama

_DSC6121

    Relendo os últimos posts sobre o Deserto do Atacama, notei que fiquei devendo as dicas do nosso quarto dia por lá. Depois de percorrer os cenários fascinantes do Salar Do Atacama (aqui), Lagunas Altiplânticas (aqui) e Geisers Del Tatio (aqui) visitamos em nosso último dia um verdadeiro oásis no deserto: Termas de Puritama. Localizado a 3.500m de altitude de San Pedro do Atacama, o lugar conta com piscinas abastecidas por águas que brotam do lençol freático a uma temperatura de 33 graus e são indicadas para diversos tratamentos corporais, ou seja, o lugar ideal para você relaxar e descansar depois de longos dias de caminhadas. As piscinas termais ficam a apenas 30 minutos do centro de San Pedro do Atacama, o trajeto é feito em estrada de terra e quase todo ele é de subida. Por se tratar de um passeio de meio dia, muitos viajantes programa-se para visitar as termas no período da manhã e deixam a tarde livre para outro passeio “half day”. No entanto, por indicação do nosso “concierge de expedições” do Tierra Hotelfizemos um roteiro um pouco diferente e incluimos um Trekking pelo Guatin antes de chegar as famosas termas. Havia passado de carro, no dia anterior, pelo Guatin e os cactus gigantes e fiquei apaixonada pelo visual! Foi a desculpa perfeita para combinar os dois passeios. Abaixo compartilho todos os detalhes para vocês:

    Começamos o dia bem cedo com um super café da manhã oferecido pela equipe do Tierra Hotel. O transfer estava marcado para sair as 08hs e pontualmente embarcamos para a primeira etapa do nosso dia. Como de costume, o motorista do hotel nos deixou no ponto de partida do trekking e de lá seguimos pelos 7km até as termas de Puritama. O visual do começo da trilha é fascinante: um canyon localizado no Guatin a beira do rio Puritama. Durante todo o trajeto seguimos o curso do rio e a trilha é repleta de subidas e descidas em pedras. O mais interessante do caminho é poder observar a biodiversidade do local. São milhares de plantas centenárias, lugares totalmente secos e, claro, a principal atracão – os cactus gigantes. Alguns chegam a altura de dez metros e possuem milhares de anos. A caminhada tem duração total de 2hs e considerada nivel intermediário, por conta das pedras.

fixedw_large_4x Treking_Guantin_Atacama-3 Treking_Guantin_Atacama-7

    No final do trekking Guatin chegamos em uma área repleta de Cola de Zorro, uma planta típica da região que se assemelha ao trigo e tem um visual bem natural. E é nesse ponto que começam a aparecer as primeiras piscinas das termas de Puritama. O lugar, construído pelo hotel Explora, tem uma ótima infra-estrutura (comparada a outras atracões do Deserto do Atacama) e conta com um refeitório, banheiros e estacionamento. Uma dica é aproveitar as ultimas piscinas, as primeiras são reservados para os hóspedes do hotel e normalmente são mais movimentados, para ter mais tranquilidade. 

_DSC6148

_DSC6100 _DSC6098

_DSC6136No fim do passeio, seguimos até um mirante próximo ao estacionamento para tirar algumas fotos das piscinas. 

Informações adicionais 

Quanto custa | Caso você programe o passeio com uma agencia de San Pedro do Atacama, o valor médio do transporte até o Termas de Puritama custa CLP 10.000 e praticamente todas as agências oferecem o mesmo preço. A entrada para o parque tem um custo adicional por ser uma área preservada, valor médio CLP 9.000.

Quando ir | O passeio está disponível todo o ano. 

O que levar | Para realizar o trekking é indicado levar roupas de caminhada, um tênis apropriado, boné, óculos de sol e a inseparável garrafa de água. Na mochila, incluir uma muda de roupa extra, protetor solar, roupa de banho e uma toalha para quem quiser aproveitar as piscinas termais. 

E aí, viajantes, gostaram da serie de posts da nossa viagem ao Deserto do Atacama? Confesso que da uma saudades do lugar..

PS. Bon Voyage!

Deixe um comentário