Istambul by Michele Gultan

_DSC7240

    Istambul é um cidade grande, vibrante e com inúmeros pontos a serem descobertos. Pensar que você irá conhecê-la em uma única viagem é um grande engano, afinal os dias por lá são intensos! Compartilhei alguns posts (aqui e aqui) sobre as minhas primeiras impressões da cidade, mas para deixar a série de posts sobre a Turquia ainda mais completa, convidei a Michele Gultan, brasileira e residente em Istambul para compartilhar um pouco sobre a sua vivência de nove anos por lá. Conheci a Michele pelo Instagram (segue lá @turistambul) e fiquei fascinada com o seu trabalho! O que mais gostei foi que a agência não oferece planos convencionais e busca oferecer as melhores experiências aos turistas – tem coisa mais PS. Bon Voyage que isso? Nós amamos novas experiências! 

    Contando um pouco sobre a Michele: ela é brasileira e vive em Istambul desde 2006 com o marido, Levent, e a filha, Yasmin. Trabalhou durante alguns anos com marketing/moda e, depois de auxiliar tantos amigos brasileiros na Turquia, resolveu abrir a Turistambul. Hoje a agência atende vários destinos na Turquia e também tem alguns parceiros na Grécia. Além disso, a Michele se auto-intitula como uma “travel planner” porque seu diferencial é atender os visitantes pessoalmente e fazer todo o planejamento do dia, não somente passeios guiados. Em Istambul esse serviço é fundamental para você conseguir extrair o que tem de melhor da cidade e conhecer mais sobre a cultura, história que muitas vezes passa despercebido. Abaixo a Michele compartilha as suas principais dicas:

_DSC7255

Vivência em Istambul:

  • Istambul é uma cidade moderna e não há necessidade de se cobrir. Somente as mulheres usam um lenço durante a visita a Mesquita Azul. Roupas leves e casuais são bem vindas.
  • A alta temporada ocorre de Abril a Outubro – tenha em mente este período na hora de fazer suas reservas.
  • A data exata do feriado religioso de Ramadã muda a cada ano. Faça uma consulta antes de viajar, pois os museus e a maioria dos lugares ficam fechados por quatro dias.
  • A moeda local é a Lira Turca, mas Dólares, Euros e cartões de credito são aceitos normalmente.
  • O transporte público é de boa qualidade, mas um pouco escasso. Tome cuidado na hora de pegar um táxi. É sempre bom chamar o táxi na porta de seu hotel. 
  • Os Turcos são um povo alegre e hospitaleiro. Irão lhe oferecer muitos chás e sempre estarão à disposição para ajudar. Não se preocupe em aceitar. As comidas na rua também são confiáveis.
  • Prove a cozinha Turca – ela é riquíssima e deliciosa. Tire lindas fotos dos pontos altos que a cidade oferece e não deixe de fazer um cruzeiro no Bósforo.

_DSC7075

Hotéis em Istambul:

Abaixo a Michele compartilha dicas de hotéis que possuem uma boa opção de hospedagem com ótima localização. 

_DSC7182

Por pura coincidência, a Michele citou em primeiro na lista a rede de hotéis que fiquei hospedada: The House Hotels. A rede possui algumas unidades na Turquia e o nosso escolhido por o Vault Karakoy localizado no bairro Beyoglu, ao lado da ponte Galata. O hotel tem um ambiente boutique com quartos espaçosos e café da manhã incluso no valor da diária. Esse hotel me lembrou muito alguns oferecidos em Londres e Nova Iorque. 

Esse hotel é um dos clássicos da cidade, com um visual incrível para o Bósforo e da famosa rede de hotéis Kempinski. Provavelmente você já deve ter visto uma foto da sua famosa piscina com o pôr do sol ao fundo, incrível!

Visitei esse hotel quando fui jantar no restaurante Cecconi´s (aquele italianinho com sede em Veneza e várias filiais espalhadas pelo mundo) e fiquei impressionada com a sua estrutura! Adoro os hotéis da rede e sempre que posso me hospedo. Essa unidade é nova e promete ser um sucesso. 

Hotel localizado no bairro Beyoglu (mesmo do Vault Karakoy) e a poucos passos da torre Gálata. A maioria dos quartos têm uma varanda espaçosa com vista para o Bósforo e para a parte antiga da cidade. 

Essa é a indicação da Michele no bairro de Sultanahmet, centro histórico. O hotel tem uma estrutura digna de um palácio otomano, com quartos amplos e confortáveis. No local também funciona o Sura Kebab House, uma ótima opção de almoço na região.

_DSC7211

Restaurantes em Istambul:

A Michele também compartilhou dicas dos seus restaurantes favoritos e aqueles que ela acha que vale a pena visitar!

  • Ulus 29

É o clássico, tradicional e que vale conhecer pela bela vista para o Bósforo. Atendimento impecável e com ótimos pratos. 

  • Alancha

O restaurante faz uma releitura moderna dos pratos clássicos da culinária árabe. Ambiente agradável e ótima opção para o jantar. 

  • Karakoy Lokanta

Esse comentei aqui no blog e realmente é delicioso! Uma das sensações do momento em Istambul.

  • Hamdi Kebab

Restaurante clássico da culinária turca com um super visual! Aberto durante o almoço e jantar.

  • Anjelique

Restaurante mais animado e no fim da noite vira uma balada. Outra opção do mesmo tipo é o Reina.

  • Lucca

Típico bar turco, ideal para tomar uns drinks e aproveitar o fim de tarde.

Banho turco em Istambul:

Outra dica que a Michele compartilhou foi dicas das famosas hammam – casas de banho turco. Segundo a Michele, é possível fazer o banho nas casas tradicionais ou em hotéis, tornando a experiência um pouco mais ocidental. Um dos mais famosos na cidade é o Les ottomans, hotel a beira do Bósforo com vista para o lado asiático. O lugar parece um palácio e oferece todo o tratamento como se fosse um spa. Outra opção é o Ali kiliç Hamam – um dos melhores da cidade. O spa do hotel acrescenta um toque pessoal ao ritual antiquíssimo. Depois do banho, descanse na piscina externa e observe os navios que passam pelo Bósforo, para relaxar na viagem!

_DSC7238

Para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da Michele e contratar seus serviços durante a estadia em Istambul, abaixo os contatos:

Site: http://www.turistambul.com/pt/

Email: michele@turistambul.com ou marcela@turistambul.com

PS. Bon voyage!   

 

Deixe um comentário