Roteiro Croácia | Hvar

IMG_2227

    Relendo os últimos posts sobre a Croácia percebi que não havia escrito nada sobre Hvar – a ilha mais badalada do mar Adriático. Sua atmosfera festiva é semelhante a lugares como Ibiza (Espanha), Mykonos (Grécia) e Bodrum (Turquia) – cheio de atracões e que atrai bastante o público jovem. Além de bares e festas, a ilha tem muito a oferecer: seu litoral é repleto de praias maravilhosas e sua posição estratégica convida o viajante a fazer bate-voltas interessantes. Considerado o lugar mais ensolarado do país, com uma média anual de quase oito horas por dia (mais de 2,7 mil horas por ano), a ilha é composta por oito povoados: Hvar, Stari Grad, Vrboska, Zavala, Poljica, Bogomolje e Sucuraj. A capital Hvar Town é um vilarejo pequeno, no qual não circulam carros e tudo pode ser feito a pé. 

COMO CHEGAR

A forma mais fácil de chegar em Hvar é a partir de Split – cidade portuária que fica a três horas de carro de Dubrovnik e uma hora/meia de Zadar. Seu porto é a principal conexão entre o litoral croata e as principais ilhas da costa. Uma das empresas mais antigas que faz o transporte marítimo é a Jadrolinija que opera o trecho com Catamarãs (só transporta pessoas) que desembarca em Hvar Town e ferries (transporte de carros) que desembarca no porto de Stari Grad. Em seu (site oficial) é possível conferir os trajetos, horários e comprar os tickets. Como nós visitamos a Croácia durante o verão europeu (Julho) já compramos o ticket direto pelo site e, assim que chegamos no porto, pegamos o bilhete oficial no escritório da empresa. Vale um alerta: assim como a maioria dos catamaras europeus, não existe assento marcado, portanto, vale ficar atento ao horário de saída e encarar a fila do embarque com antecedência. Outro ponto é: para não confundir na saída, sempre confira o nome do barco no bilhete (por ex: Judita, Karolina…). 


hvar_dalmatia-676x484

Os principais trajetos do catamarã no litoral de Hvar

A viagem de Split a Hvar tem duração de uma hora e as saídas costumam ser bem cedo ou no fim do dia. Portanto, quem opta em sair a tarde, vale aproveitar o dia para conhecer Split. Seu porto fica a poucos passos do antigo Palácio de Diocleciano – coração da cidade e área repleta de lojas, bares e restaurantes. Caminhar por lá é uma verdadeira viagem ao tempo e um programa cultural muito interessante que se encaixa perfeitamente no tempo de espera. Dica: O escritório da Jadrolinija possui uma espécie de locker para guardar as malas sem custo adicional. 

_DSC0783 _DSC0796

ONDE SE HOSPEDAR?

Reserve ao menos três dias em Hvar para conhecer as principais atracões da ilha. A melhor localização é Hvar Town (capital) e por lá é possível encontrar algumas opções de hospedagem: albergues, casas particulares (algo bem comum na Croácia) e hotéis boutique. A rede Suncani Hvar é proprietária dos três principais hotéis da ilha: Riva, Adriana e Amfora – localizados a poucos passos do centro. A rede oferece ao hóspede uma ótima infra-estrutura: piscinas naturais e aquecidas, bares, restaurantes, praias privativas, sauna e academia. A vantagem de se hospedar nos hotéis da rede é que eles são “integrados” e é possível desfrutar das áreas comuns com um único cartão de acesso (no caso, a chave do quarto). 

IMG_2155

Vista da piscina no hotel Amfora

Nós escolhemos ficar no Riva por ser menor e mais charmoso. O quarto era pequeno, porém confortável, os funcionários atenciosos e o restaurante do café da manha foi uma grata supresa. Os hotéis da rede Suncani ainda contam com um clube de praia chamado Bonj Le Bain Beach – por lá o hospede pode reservar uma tenda para passar o dia e desfrutar do ótimo serviço de praia. 

Outra opção na ilha é o The Palace, hotel da rede Suncani, porém menos badalado. Localizado na praça principal, o hotel possui 73 quartos e possui 3 estrelas. As diárias são em torno de 300 euros.

O QUE FAZER DURANTE O DIA?  
  • Praias

A ilha de Hvar possui algumas das praias mais bonitas da Croácia. Seu litoral é extenso, com águas cristalinas e fundo cheio de pedrinhas. Sim, diferente das nossas praias brasileiras, por lá toda a extensão de areia é preenchida por pedras e precisa usar um sapato certo (de preferência papete) para não se machucar. As melhores praias ficam na parte leste da ilha (afastadas do centro) e uma boa maneira de conhecê-las é de scotter (moto) ou carro alugado. No roteiro não pode deixar de incluir a praia Milna – com um centrinho charmoso e uma boa infra-estrutura, Uvala Dubovica – localizada a 8km do centro de Hvar e acesso apenas por trilha e Zarace Beach – localizada no vilarejo de Zarace e com um mar tranquilo/cristalino.

_DSC1179 _DSC1182 _DSC1213

_DSC1199

Stari Grad: cidade super charmosa localizada a 20min de carro de Hvar Town.
  • Passeio de barco

No roteiro de Hvar vale separar pelo menos um dia para fazer um passeio de barco. Na praça Trg Svetog Stjepana é onde ficam os prédios mais importantes da ilha: a Catedral de Santo Estevão com seu campanário do século XVII e a Marina local onde saem os barcos para as cavernas e ilhas. Um passeio altamente recomendado é o de meio dia (duração 6 horas) para as cavernas Blue Cave e Green Cave. Ambas podem ser visitadas apenas no período da manha, por conta da incidência da luz dentro da caverna, e só é possível entrar com um barco pequeno. Esse passeio ainda inclui uma parada na ilha de Solta onde ficam algumas ruínas e o barqueiro faz uma parada para mergulho. Além disso, outro passeio interessante é para a ilha medieval Korcula que muitos dizem ser a mais bonita da Dalmácia e a ilha de Brac onde fica a praia de Bol, um dos principais cartões postais da Croácia. 

_DSC1006 _DSC1079 _DSC1080 _DSC1088

Optamos em contratar um empresa indicada pelo concierge do hotel  Bare Hvar Sailing Tours para fazer o passeio de um dia pela cavernas Blue Cave e Green Cave. No entanto, não indicamos fechar com antecedência, pois é possível encontrar disponibilidade e bons preços na ilha. Outro passeio de barco que é oferecido em Hvar é para a ilha de Palmizana. No local, fica um dos melhores restaurantes das redondezas – Zori Restaurant. 

QUANDO A NOITE CAI:

A praia de pedras, que fica bem próxima a marina de Hvar – mais ou menos 15 minutos de caminhada pela costa é famosa pelo seu cenário paradisíaco e por reunir alguns dos bares/restaurantes mais descolados da cidade. Um deles é o Hula Hula beach bar, que tem um cardápio repleto de drinques, pratos deliciosos e também disponibiliza um DJ após as 18h (uma boa pedida é ir durante o pôr do sol a praia fica ainda mais especial). A música termina cedo por lá e depois a dica é seguir para o bar Carpe Diem onde todos chegam por volta das 23hs. A vida noturna em Hvar é agitada e, para quem tem animo, vale fazer a travessia até o Carpe Diem Beach, que fica em uma ilha a 10 minutos da costa.

Um destino imperdível que vale incluir no roteiro da Croácia!

PS. Bon Voyage!

Deixe um comentário