A melhor pousada da América do Sul é nossa!

_DSC4660Quem me acompanha por aqui sabe que sou uma fiel leitora do Tripadvisor – site que recebe milhares de avaliações de viajantes ao redor do mundo! A comunidade é uma espécie de guia e principal ferramenta de pesquisa para as minhas viagens – acho fascinante a interação com os outros usuários e, mesmo achando extremamente subjetivo, conhecer as suas experiências de viagem. E foi em uma das minhas buscas na lista do Traveller’s Choice que encontrei a incrível Pousada Barra do Bié – eleita no ano de 2016 a melhor pousada do Brasil e América do Sul – desbancando renomados estabelecimentos em áreas turísticas na Argentina e Peru. Bom, vocês podem imaginar a minha vontade instantânea de conhecer esse lugarzinho e, por uma questão de destino, poucas semanas após o vitorioso prêmio, a assessoria de imprensa da pousada entrou em contato comigo para oferecer um convite. Esse fim de semana visitei a pousada e vou contar todos os detalhes para vocês:

                #HISTÓRIA#                  

Situada em uma belíssima mata nativa e cercada por muitas araucárias, a Pousada Barra do Bié é um refúgio perfeito para aqueles que desejam fugir da loucura do dia. Aliás foi exatamente isso que aconteceu com o simpático casal proprietário da pousada – Ana e Ciro, quando resolveram investir em um sonho antigo e construir uma pousada. Cansados do corre-corre do dia a dia em São Paulo, ambos foram em busca de unir em um único lugar trabalho e prazer. Para dar início ao novo projeto de vida, ela iniciou uma faculdade de hotelaria e ele a desfazer as amarras que o prendiam na agitada capital. Alguns anos depois e, apoiados por um projeto de consultoria do SENAC, encontraram o espaço que tanto sonhavam na pacata cidade de Cunha. Bom, para ganhar ainda mais identidade e dar o ar bucólico que tanto sonhavam: a pousada não esta localizada a beira estrada (como a maioria da região), mas em uma área a seis quilômetros da estrada principal e acessada por um trecho de terra. 

_DSC4661 _DSC4644 _DSC4608

/// Bié é um Golden de 12 anos que acompanha os donos da pousada desde o inicio! Eles nos acompanhou durante todo o tour pela pousada e ainda participou de uma seção de fotos! ///

Acostumados a receber, o casal é o anfitrião da Pousada e atende pessoalmente todos os hóspedes que passam diariamente por lá. Certamente é essa carinhosa receptividade que eleva a Pousada Barra do Bié para o topo, pois tudo é tratado com tanta atenção e carinho que a sensação dos hóspedes é de conhece-los há tempos! A pousada tem um clima familiar e todos os funcionários são extremamente atenciosos. Outro diferencial da Pousada é que são apenas seis chalés e os próprios donos dizem ” não queríamos algo muito grande, afinal iriamos trazer a loucura da cidade grande para cá”. Dito e feito – até os celulares conspiram para a paz e não funcionam! 

           # LOCALIZAÇÃO #

Localizada a 223km do centro de São Paulo, a pousada fica em uma saída da Estrada Real que liga Cunha a Paraty. A rodovia, considerada uma das mais belas do Brasil, corta mais três estados e oferece um cenário repleto de belezas naturais. Alias, ecoturismo é uma palavra facilmente relacionada a pequena cidade de Cunha, pois seu entorno é formado por diversas cachoeiras, parques nacionais e campos de lavanda.

O pequeno município também é conhecido como a terra dos ceramistas e abriga mais de vinte ateliês em sua redondeza. O passeio é altamente recomendado pelos donos da pousada e, em alguns casos, quando o artesão está no local é possível acompanhar o processo de criação das famosas cerâmicas. 

Dica de roteiro: A viagem de São Paulo tem duração de 2h50minutos, pois são 223 quilômetros até a entrada principal de Cunha (não tem necessidade de entrar na cidade) e mais 21 quilômetros até a entrada principal da pousada. A sugestão é de ficar pelo menos duas noites na pousada e uma viagem que pode ser altamente combinada é com Paraty – a cidade esta localizada a 36km da pousada. 

_DSC4682

                *ESTRUTURA*

Como comentei anteriormente, a pousada possui apenas seis chalés que variam de 43m2 a 55m2 e possuem quatro categorias: chalé standard, superior, deluxe e master, sendo o que os diferencia é o tamanho da suíte, opção de varanda e banheira de hidromassagem. O chalés, extremamente confortáveis e espaçosos, são equipados com uma cama king size com cobertores e lençóis aquecidos (esfria bastante a noite por conta do clima da montanha!) lareira, televisão com aparelho de DVD (a pousada possui um grande arsenal de vídeos e a locação é gratuita!), wi-fi, frigobar abastecido de bebidas e banheiro com ducha de água natural! O enxoval do quarto é um capitulo à parte: todas as toalhas são grandes da marca Trousseau e os amenities da L’Occitane

_DSC4586 _DSC4592

O nosso chalé, numero seis, era da categoria deluxe e contava com uma banheira de hidromassagem e varanda com espreguiçadeiras – maravilhoso! Outra vantagem é que o chalé é bem afastado uns dos outros, mantendo a privacidade dos hóspedes. 

_DSC4708

A propriedade da pousada é muito grande e conta com uma ótima área externa. No local tem piscina aquecida, bar self-service,  academia com aparelhos Reebok, sauna seca e uma sala para massagem, no qual é possível contratar fora do pacote de hospedagem uma profissional. As atracões ao ar livre também são bem variadas: trilhas arborizadas para caminhadas, redatários (leia-se redes para descansar e ler um livro), horta e um rio que corta a pousada onde é permitido entrar para um mergulho.

_DSC4647 _DSC4634

_DSC4591_DSC4614

              *RESTAURANTE*


A sede da pousada é o local das principais refeições do dia (o café da manhã está incluso no valor da diária) e ponto de encontro de conversas muito animadas com o casal proprietário Ana & Ciro. No sábado, acordamos sem pressa para desfrutar do café da manha e posso dizer que foi uma grata surpresa! Tudo muito fresco, caseiro e com produtos orgânicos – ganhou o meu coração. Tudo é servido por eles mesmo e a mesa ficou rapidamente repleta de gostosuras: cesta de pães feita no local, requeijão orgânico, geleias de frutas da horta (provei uma de figo e estava incrível!), panquequinha, bolo de banana caseiro, iogurte, frios variados e muitas frutas. Realmente a melhor maneira de começar o dia! A pousada ainda oferece um horário diferenciado para o café da manhã: a partir das 09hs até as 14hs (ideal para quem quer dormir até um pouco mais tarde!). 

Após o café, o Ciro (proprietário da pousada) faz as vezes de concierge e indica os melhores passeios para o dia em Cunha. Faz suas recomendações, entrega um mapa com todas as atracões sinalizadas e sugere um restaurante para almoço no caminho. Cunha é uma cidade que está em forte desenvolvimento para o turismo e oferece diversas programações (no próximo post compartilho dicas do nosso dia).

Ainda sobre as refeições, o jantar é super personalizado! Os donos pedem aos hóspedes que façam a reserva do horário e já escolham os pratos, assim é só chegar no horário combinado que a refeição é servida! No entanto, o clima é tão hospitaleiro que eles fazem algumas exceções. Em nosso primeiro dia, chegamos após o encerramento da cozinha, mas a Ana foi extremamente carinhosa e solicitou o jantar para nós. Assim que olhei o cardápio, me interessei pelo picadinho de carne com farofa de pinhão (alias, o mês de Abril é época de pinhão e muitos pratos levam a iguaria) e estava divino! Foi uma excelente maneira de boas vindas. Meu marido provou um estrogonofe de frango e pinhão e também estava maravilhoso! Por isso, recomendo ao menos um jantar na pousada porque a comida é muito bem feita e saborosa!

_DSC4667 _DSC4595

             *EVENTOS*

A cidade de Cunha realmente esta investindo no turismo e esse ano acontece a segunda etapa da ’Étape do Tour de France em solos brasileiros. Para quem gosta de acompanhar uma prova diferente, será uma boa oportunidade para visitar Cunha. A data da prova será no dia 18/09/2016 e estão previstos mais de 3.000 ciclistas de todo o Brasil e mundo. 

Considerações finais:

A pousada agradou muito pela estrutura oferecida e ótimo atendimento de todas as pessoas que nos receberam! O lugar realmente consegue ser um refúgio de tranquilidade e a volta para casa é revigorante. O lugar é indicado para casais, grupo de amigos e famílias com crianças, pois no quarto é possível adicionar cama extra para os pequenos. 

O hotel tem apenas 6 chalés e muita procura aos finais, por isso faça a sua reserva com antecedência. Para fazer a sua reserva sem custos adicionais clique em Booking.com

Agradecemos o convite da Pousada Barra do Bié e assessoria de imprensa AD Comunicação.

PS. Bon Voyage!

1 comentário

  1. mirto Sgavioli em Responder

    Maravilhoso post! Não poderia descrever a pousada de outra forma.
    Muito obrigado Ana Rosa e Ciro e muitos anos no topo para vocês. Nós paulistanos realmente só temos de nos orgulhar.

Deixe um comentário