Valle Nevado – a maior estação de esqui da América Latina!

_DSC8571

Começa a temporada de inverno no hemisfério sul e o Chile é um dos destinos mais cobiçados entre os brasileiros. Com mais de 30 estações em seu território, o país é a escolha ideal para quem quer esquiar e uma ótima alternativa para ver neve. Dentre todas as opções no Chile, o Valle Nevado é um dos destinos mais tradicionais e considerado “a maior estação de esqui da América Latina”. Sim, é o lugar ideal para os amantes do esporte na neve, com 39 pistas (quatro diferentes níveis de dificuldade) e 14 teleféricos para subir aos setores mais exclusivos, incluindo a primeira telecabine fechada do Chile. Além do reconhecido título, a estação se destaca pelo fácil acesso, localizada a apenas 1h30 da capital chilena, Santiago.

_DSC8402 _DSC8342

Como chegar

Chegar ao Valle Nevado pode ser rápido, no entanto, não tão simples. Sua estrada sinuosa, com mais de 60 curvas, já é um teste de sobrevivência aos que enjoam com facilidade (a dica é beber água e comer balas de menta durante o percurso). No total, são 40 curvas iniciais até a entrada de Farellones e El Colorado, estações vizinhas, e mais 20 até o Valle Nevado. Essa estrada exige o máximo de atenção do motorista por conta das curvas, das condições do asfalto e da possibilidade de encontrá-la coberta por uma fina camada de gelo. Por isso, a primeira dica desse texto é: contrate um transfer para ir até o topo da montanha. Devido à praticidade, muitos brasileiros costumam alugar carro para subir até a estação, mas não recomendamos. Uma boa alternativa é a empresa especializada SkiTotal, que oferece o transfer regular com saída do centro de Santiago, e também o serviço “hotek pick up”, com saídas personalizadas do hotel (é possível agendar o serviço direto pelo site AQUI)

Quando ir

A temporada de neve no Valle Nevado começa em meados de julho e termina na última semana de setembro. No entanto, esse período pode variar bastante conforme o ano, devido às condições climáticas. No site oficial do Valle Nevado, é possível obter informações precisas e reservar os hotéis diretamente por lá.

Onde ficar

De fato, algo que surpreende no Valle Nevado é a sua estrutura para hospedagem. Diferente das estações vizinhas, o lugar conta com três hotéis muito próximos das principais pistas e escola de esqui. O Valle Nevado é o hotel alto padrão com quartos amplos, espaçosos e indicado para quem viaja em casal. O Puerta Del Sol possui um padrão intermediário e é indicado para uma viagem em família, devido à possibilidade de quartos conjugados. Por fim, o Três Puntas é um hotel boutique menor e indicado para quem viaja sozinho. Todos os hotéis oferecem no valor da diária o ski pass (acesso às pistas e teleféricos) e regime de meia pensão completa (café da manhã e jantar – dependendo da época do ano precisa fazer reserva). No entanto, outro ponto positivo do complexo é a opção de hospedagem em apartamentos localizados a 150 metros das pistas. Essa é a escolha ideal para grupos, afinal os apartamentos possuem uma estrutura com cozinha completa e a poucos passos está o minimercado recheado de comida rápida e aberto diariamente até as 21h.

_DSC8308 _DSC8311 _DSC8415 _DSC8352 _DSC8347

A programação de entretenimento dos hotéis ainda inclui piscina aquecida animada por DJ, spa, lojas para aluguel e venda de produtos para neve, sala de recreação com monitores para as crianças, academia e uma sala de cinema para os hóspedes. Também é possível fazer aulas de esqui em uma escola que conta com 90 instrutores, alguns deles dominando bem o português, ou melhor, o “portunhol”. Seus pacotes são fechados por hora e existe a opção de aulas individuais ou coletivas. A escola também tem um espaço dedicado às crianças, com pistas separadas e instrutores qualificados. A programação infantil inclui as aulas e almoço, deixando os pais livres para o restante do dia no esqui.

_DSC8433 _DSC8354 _DSC8335

Desde 2011, o resort do Valle Nevado conta com uma nova estrutura chamada Curva 17 para receber os visitantes que pretendem passar o dia na estação. O lugar conta com um amplo estacionamento, lojas e um escola de esqui destinada a essa público. No local, também é possível comprar o ticket da gôndola (vendido a partir das 11h30) e aproveitar o dia somente nas instalações, sem a necessidade de esquiar. O novo ponto de encontro é o restaurante Bajo Zero, localizado no topo da montanha e com um visual deslumbrante das cordilheiras.

Onde comer

_DSC8524 _DSC8322 _DSC8313

O complexo do Valle Nevado possui no total 12 restaurantes que fazem parte da estrutura hoteleira do resort. Para quem se hospeda nos hotéis do Valle, normalmente o café da manhã e o jantar (em dois ou quatro restaurantes) estão inclusos no pacote. O jantar para os hóspedes inclui entrada, prato principal e sobremesa, bebidas alcoólicas são cobradas à parte. Para quem passa o dia no resort, o Valle oferece um minimercado, bares, pubs, duas lanchonetes e quatro restaurantes sob o comando da chef chilena Alejandra Cruells, entre eles o La Fourchette, com um buffet variado especializado em comida mediterrânea, e o Don Giovanni, especializado em pastas e carnes.

Tabela de preços

_DSC8408

Os valores foram pesquisados no mês de Agosto de 2015 e as lojas encontram-se dentro do complexo do Valle Nevado.

Cotação do Peso Chileno em Agosto/2015: 1 Real (R$) = 186,00 Pesos Chilenos

• Aluguel equipamento esqui (adulto):
Iniciantes 33.000 pesos chilenos (dia inteiro)
Avançados 39.000 pesos chilenos (dia inteiro)
Pole (bastão) 8.500 pesos chilenos (dia inteiro)
• Aluguel equipamento snow (adulto):
Iniciantes 23.000 pesos chilenos (dia inteiro)
Avançados 25.500 pesos chilenos (dia inteiro)
• Aluguel equipamento esqui (crianças):
Dia inteiro a partir de 30.000 pesos chilenos
Meio dia a partir de 22.000 pesos chilenos
• Aula coletiva (adulto):
1 aula – 2 horas – 40.000 pesos chilenos
2 aulas – 4 horas – 73.000 pesos chilenos
3 aulas – 6 horas – 105.000 pesos chilenos
(mínimo 4 pessoas por aula)
• Aula particular (adulto):
1 hora – 62.000 pesos chilenos
2 horas – 109.000 pesos chilenos
O dia inteiro – 380.000 pesos chilenos
Pacote especial de 4 horas (dividido em dois dias) – 209.000 pesos chilenos

Na estação é possível usar pesos chilenos e dólar. Uma sugestão é levar dólar e trocar por uma quantia de peso chileno em uma das unidades da casa de câmbio Afex, localizada no centro de Santiago ou no shop. Parque Arauco. Lembrando que dólares tem cotação justa em casas de câmbio de todo o país, exceto em aeroporto quando o valor é mais baixo.

PS. Bon Voyage!

Agradecemos o convite da assessoria de imprensa B4T, do complexo do Valle Nevado e cia aérea Sky Airlines.

1 comentário

  1. Nana em Responder

    Eu costumava amar o frio, mas depois de:
    – casar com um técnico de refrigeração
    – ter uma mãe com princípio de artrose
    – ter que fazer serviços domésticos de manhã…
    decidi que amo o verão!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

Deixe um comentário